Vendo: 6,00 euros - Tem 4 Fotos
Titulo: Sensibilidade e Bom Senso
Autor: Jane Austen
Tradução: Maria Luísa Ferreira Costa
Editora: Publicações Europa-América
Dimensões: 21 x 14 cm
Páginas: 291
Sinopse:
Sensibilidade e Bom Senso é o primeiro romance escrito por Jane Austen publicado em 1811
Marianne e Elinor Dashwood, com 17 e 19 anos respetivamente, são irmãs, mas não podiam ser mais diferentes. Marianne é toda ela coração, sensibilidade e romantismo; Elinor é a encarnação da razão, do bom senso e da reserva. Por entre reveses e amores, cada uma delas será posta à prova e terá de encontrar um equilíbrio - entre a sensibilidade e o bom senso - que lhes permita ser felizes.
Para a sensível Elinor Dashwood e a sua impetuosa e romântica irmã, Marianne, a perspectiva de casarem com os homens que amam parece remota.
Num mundo organizado por interesses e pelo dinheiro, as irmãs Dashwoods parecem condenadas pela ausência de relações pessoais e de fortuna.
Marianne apaixona-se pelo encantador e inconstante Mr. Willoughby. Em contraste, Elinor enfrenta com estoicismo as notícias de que o seu amado Edward Ferrars está prometido a outra mulher. Através das suas diferentes experiências amorosas, as duas irmãs são levadas a concluir que a melhor solução está na conjunção entre razão e sentimento.
Sensibilidade e Bom Senso um retrato psicológico e social da pequena-burguesia do século XVIII
Opinião de Leitores:
Sensacional
Carla
Atrevo-me a dizer, que estou cada vez mais ansiosa por terminar de ler mais um dos fabulosos livros de Jane Austen. Super....
Outros tempos
Armando Sousa
O primeiro livro de Jane Austen, se não estou em erro. É uma história alegre e satírica de duas irmãs, Marianne, de coração impaciente e Elinor, aparentemente menos emocional mas ambas desprotegidas quanto aos problemas "namorisqueiros" que as assaltam. De leitura simples, Jane Austen conta-nos as vivências, amores e desamores no início do século XIX. Um bom livro para ser lido numa tarde de inverno, olhando de soslaio a janela salpicada de gotas de chuva. Há muita candura, inocência e poesia, no decorrer desta narrativa.
Um Clássico Imprescindível
Vitória Sousa
Nesta que é uma das mais famigeradas obras da literatura ocidental, Jane Austen faz uso do seu espírito satírico e sagaz para explorar a sociedade inglesa do século XVIII, com especial ênfase na vida das mulheres da classe média-alta da época. Com romance e intriga à mistura, a narrativa segue as adoráveis irmãs Dashwood, cujas maneiras de ser são opostas - ao passo que Elinor, a primogénita, é racional e sensata, Marianne, mais jovem, é passional e sensível. As suas vidas sofrem uma enorme reviravolta aquando da morte de seu pai, que desencadeia inesperados acontecimentos que colocarão em confronto os seus valores e personalidades. Considerei particularmente interessante a ideia de dicotomia evidenciada ao longo de todo o livro. Sublinho ainda a excelsitude da tradução e a capa apelativa. Recomendo a qualquer leitor este notável romance, que deu a conhecer ao mundo as inigualáveis mestria e sabedoria de Austen.
(Custo Justo)